Processo Seletivo

No tocante ao processo seletivo e a demanda de vagas, o PPGCI, os procedimentos vêm paulatinamente sendo aprimorados, a fim de despertar o interesse por candidatos de diferentes formações, que vislumbrem nas temáticas relacionadas à informação, seus processos e fluxos informacionais, a possibilidade de tomá-las como objeto de investigação. Ressalta-se que o Programa segue as políticas institucionais adotadas pela UFBA para nortear seu processo seletivo, destinando vagas especificas para inclusão social (pretos e pardos, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência e pessoas transtransexuais, transgêneros e travestis), conforme Resolução 01/2017 do CAE-UFBA, além de oferecer vagas para alunos estrangeiros residentes fora do País. Assim, as seleções realizadas no quadriênio em análise, foram pautadas em editais aprovados pelo Colegiado, divulgados na página do PPGCI, bem como nas redes sociais do Programa, de seus professores e alunos, bem como os do ICI, cujo processo foi conduzido por comissões de eleitas em reunião de Colegiado (comissão de seleção, comissão de recursos). As vagas foram ofertadas de acordo com a capacidade do corpo docente, distribuídos nas duas linhas de pesquisa do Programa, de acordo com o crescimento do corpo de orientadores.

O processo seletivo obedece as etapas de inscrição e homologação destas pelo Colegiado, recebimento da documentação (projetos e documentos dos candidatos), avaliações de projetos, provas escritas (conhecimento específico e de línguas) e arguição do projeto. Ao longo desses anos os resultados de cada etapa são publicados no site do Programa, aqui descritos.