Missão e Objetivos

MISSÃO:

Formar e qualificar investigadores, docentes e profissionais técnicos especializados, com competências para produzir, aplicar e disseminar conhecimento no campo da Ciência da Informação. O Programa visa contribuir de forma significativa para a pesquisa, o ensino, a extensão e a inovação, com foco no fortalecimento dos espaços sociais e institucionais das Regiões Norte e Nordeste do Brasil. Busca ainda ampliar sua inserção e reconhecimento nos cenários nacional e internacional, consolidando-se como um polo de excelência e desenvolvimento científico na área da Ciência da Informação.

O Programa compromete-se, igualmente, a acompanhar de forma contínua os avanços da Ciência da Informação em nível mundial e a responder de maneira crítica e proativa aos desafios impostos pelos processos de globalização. Alinha-se às orientações e aos indicadores estabelecidos pelos principais órgãos reguladores de ciência, tecnologia, inovação e humanidades, com destaque para as diretrizes da UNESCO, da ONU, quanto aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, ICA, IFLA, WIPO, ISO, IGF, GNI, CILIP, NISO e outras. Nesse contexto, assume como princípios norteadores a promoção da sustentabilidade informacional, o respeito à diversidade cultural e aos direitos humanos, a inclusão social e digital, e a defesa de valores éticos voltados para o desenvolvimento humano, social e ambiental, comprometendo-se com a construção de uma sociedade mais justa, equitativa e informada.

OBJETIVO GERAL:

Os cursos de Mestrado e Doutorado Acadêmicos do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação – PPGCI/UFBA – têem como objetivo geral qualificar pesquisadores, professores e pessoal técnico-profissional com competências e habilidades para produzir conhecimento inerentes à Ciência da Informação, atuando nos diferentes espaços sociais relacionados à pesquisa, ensino, extensão e inovação.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • propiciar a formação acadêmica qualificada de pessoal para o exercício das atividades de docência, de pesquisa e profissionais;
  • capacitar o egresso a produzir, promover, utilizar, divulgar e avaliar criticamente os processos geradores do conhecimento inerentes à Ciência da Informação;
  • estimular o desenvolvimento científico e social do país, a partir da realidade soteropolitana, baiana e nordestina, de acordo com os temas afetos à  problemática informarcional, relativos a política, tecnologia, uso da informação, bem como aqueles relativos à produção, circulação e mediação da informação;
  • aprofundar estudos acadêmicos-científicos interdisciplinares que possam subsidiar a produção do conhecimento da Ciência da Informação em contextos nacionais e internacionais
Em função dos objetivos mencionados, a formação acadêmica ofertada pelos cursos de  Mestrado e Doutorado Acadêmicos em Ciência da Informação aos pesquisadores e professores-pesquisadores, têm proporcionando aos titulados aprofundamento de estudos em segmentos específicos do campo científico relacionados às linhas de pesquisa do Programa, às quais dissertações e teses estão vinculadas. Assim,  ao atender as demandas nacionais de formação de docentes pesquisadores na área da Ciência da Informação, assim como a qualificação de recursos humanos para instalação de um contingente crítico e também qualificado à pesquisa, o programa evidencia sua relevância acadêmico cientifica e social  em diferentes regiões, pois vem suprindo  a carência de mestres e doutores na área da Ciência da Informação, fortalecendo a pesquisa acadêmica e a produção científica neste campo do conhecimento, estimulando o engajamento de novos atores nos espaços disponíveis à docência no Estado da Bahia e nos demais estados integrantes dessas regiões, em consonância com o que preconiza a universidade brasileira, nos itens relativos ao crescimento da pós-graduação strictu sensu, sua regionalidade e áreas do conhecimento, na busca pela superação da atual distribuição desigual entre as regiões do Brasil.

A partir do crescimento de sua produtividade e sustentado por uma progressiva estabilidade, o Programa objetiva promover sua expansão, visando ampliar parcerias no plano nacional e internacional e alavancar a consolidação da área no Brasil. Nesse escopo, o PPGCI / UFBA vem investindo fortemente em intercâmbios nacionais e multinacionais, como pode ser depreendido dos campos específicos dessa Proposta.


Os cursos propostos refletem os estudos na área de concentração atual do PPGCI/UFBA, a partir das linhas de pesquisa já registradas nesta Plataforma. Para fortalecer o Programa e evitar ajustes ocasionais, a área de concentração e as duas linhas de pesquisas se articulam prevendo a expansão e a consolidação do Programa. A área e as duas linhas de pesquisa, associadas à formação e às pesquisas conduzidas pelos docentes, enfocam a objetividade e a subjetividade necessárias para o estudo da Ciência da Informação, incluindo diferentes cursos de pós-graduação, tanto lato sensu quanto stricto sensu.
 
VISÃO:
 
Consolidar-se como um Programa de excelência regional, nacional e internacional na produção e difusão do conhecimento em Ciência da Informação, formando pesquisadores, docentes e profissionais altamente qualificados e socialmente comprometidos. O Programa busca ser referência em práticas inovadoras de ensino, pesquisa e extensão, promovendo a inclusão social e digital, a diversidade cultural, a equidade, a defesa dos direitos humanos e de valores éticos.
 
Compromete-se, ainda, com a preservação do patrimônio documental, da memória e da identidade social, contribuindo para a construção de sociedades mais justas, democráticas e sustentáveis. Alinha-se às agendas globais de ciência, tecnologia e inovação, como as diretrizes de organismos internacionais e nacionais que atuam na promoção da ciência aberta, da governança da informação e do acesso equitativo ao conhecimento.

 

 

Português, Brasil