Plano Anual de Trabalho

 

PLANO ANUAL DE TRABALHO – PAT

2022

 

 OBJETIVOS E METAS PARA O PRÓXIMO ANO (PLANO ANUAL DE TRABALHO – PAT):

 

Com o objetivo de desenvolver e aprofundar a formação de professores de nível superior, de pesquisadores e de extensionistas no campo da Ciência da Informação, por meio de qualificação em cursos de stricto sensu, em nível de Mestrado Acadêmico e Doutorado Acadêmico, o PPGCI/UFBA delineia no seu planejamento:

Modificações nos componentes curriculares

 

Com as mudanças de carga horária em 2022.2 das disciplinas ministradas no PPGCI pretende-se rever o elenco curricular obrigatório e optativo, para  acompanhar as tendencias atuais, o desenvolvimento tecnológico a Web3, blockchain , a inteligência artificial que está em expansão, e assegurar a preparação dos discentes, numa área tão estratégica como a Ciência da Informação. Para essa ação será necessária a uma relação mais ampla com a SUPAC e apoio da Congregação do ICI.

O fortalecimento de disciplinas que sejam associadas a Programas de extensão como recomenda o CONSEPE/UFBA.

 

Estimular a produção docente

Estimular a produção científica, o desenvolvimento dos grupos de pesquisa e a realização de atividades de extensão pelo corpo docente / discente do PPGCI / UFBA. Incentivar a ampliação e melhor distribuição da produção qualificada dos docentes e discentes, com o objetivo de alcançar a missão do Programa e favorecer a conquista de maior conceito na avaliação da Capes. Conforme orientações da PROPG e CONSEPE da UFBA, a Pós o Programa deve buscar em 2022, a implementação de projetos de extensão para a soma de inserção social, de acordo com entendimentos da área das ciências sociais aplicadas.

Para obter o resultado esperado o Colegiado internacional A medicina na era da Informaçãousca realizar ações que visem estimular a produção cientifica dos docentes, através da realização de reuniões entre os professores do Programa, com o objetivo de ampliar as estratégias de produção docente e discente, definidas no Regimento Interno  visando o atendimento de metas previstas no Plano anual 2022, e consequente  avanço na avaliação da CAPES.    

 

 

Internacionalização e Nacionalização

Assegurar o bom desenvolvimento dos cursos de mestrado e doutorado em ciência da informação. Na busca de desenvolver a rede de parcerias nacionais e internacionais. Fortalecer e ampliar o número de projetos contemplando a internacionalização. Organizar eventos nacionais e internacionais, assim como, consolidar as atividades de intercambio oriundas de acordo internacional do PPGCI / UFBA , integrando diferentes instituições brasileiras e de outras nacionalidades. Incentivar a participação discente  em doutoramentos sanduíches e de estudantes do programa PAEC e Grupo Coimbra.

Integrar , com participação mais efetiva o  Seminário Hispano- Brasileiro de Pesquisa em Informação, Documentação e Sociedade ,promovido pela Universidade de Brasília e Universidade Complutense de Madrid-UCM. Esse evento é fruto de um convênio internacional, que tem se ampliado com a colaboração de outras Universidades e a cada ano, acontece em uma instituição diferente, no Brasil e na Espanha e npretendemos aceitar o convite de sediar a edição de 2023 que será no Brasil.

 

Temos ainda o Colóquio MEDINFOR, evento internacional A  Medicina na Era da Informação que é resultante da parceria da Universidade Federal da Bahia e a Universidade do Porto. Os professores responsáveis são Zeny Duarte (UFBA ), professora do quadro permanente do PPGCI  e ProfessorArmando Malheiro da Silva (U.Porto).O evento acontece a cada dois anos acontece em uma instituição diferente, no Brasil e em Portugal.

 

 

 

O Programa pretende intensificar as relações com os demais programas da CI no Brasil e programas de áreas afins, objetivando compartilhar informações, dados e pesquisas com vistas a produção de conhecimento que evidenciem o caráter interdisciplinar da área e manter o nível de excelência de pesquisadores e cientistas da Informação.

.

 

Aula inaugural do semestre 2022 com palestrante que tenha profundidade no conhecimento das tendências atuais, para obter a coordenadora já busca realizar ações que visem estimular a produção cientifica dos docentes, e manter o nível de excelência de pesquisadores e cientistas.

 

Os Projetos de Extensão continuam em 2022, com busca a integrar os componentes curriculares dos cursos de Mestrado e Doutorado.

 

Projeto: Inventário do Patrimônio Artístico da UFBA: Política de preservação, conservação e restauração.

 

Coordenadora: Professora Lídia Maria Batista Brandão Toutain, em parceria com a Escola de Belas Artes da UFBA e participação da Coordenação Lugares de Memória /Arquivo Histórico do SIBI/UFBA.

 

Projetos 2020 Oficina de Elaboração e Organização de Projetos Científicos (Mestrado e Doutorado)

 

Coordenador: Professor José Carlos Sales dos Santos.

 

 

Projeto de extensão -SIATEX 14330 - 7º Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria (EBBC).

 

Coordenador: Professor Raymundo das Neves Machado

 

Finaliza

Curso de Analise de Redes Sociais.

 

O Curso de Extensão Curso Diálogos contemporâneos, faz parte do planejamento para 2022.contin

 

INFRAESTRUTURA

 

Números de salas de aula, de videoconferência, gabinetes, auditórios e demais espaços existentes e citados no RAT 2021 demonstram uma infraestrutura razoável, porém, precisam de grande revitalização, principalmente por não poder utilizar seus espaços em 2022.1 devido a falta de ventilação natural. Essa ocorrência teve como principal causa a necessidade de instalação de condicionadores de ar, nas janelas existentes.

A expectativa dos discentes e docentes é a ampliação de espaços, com sala de reunião e defesas, equipamentos de informática de última geração que permitam o compartilhamento de dados e informação no desenvolvimento das pesquisas e na apresentação final das teses e dissertações.

O ideal seria ter no Instituto de Ciência da Informação pequeno e bem equipado auditório, que permitisse mais frequentemente disponibilizar vídeos conferências, lives, seminários avançados, mesas redondas, cursos de extensão, como laboratório para os futuros mestres, após terem concluído o tirocínio docente, e outros eventos similares.

 

PUBLICAÇÕES

Como explicitado no Relatório do PPGCI, ano base 2021, temos orçamento alocado para publicações, de recurso PROAP. Prevista quatro publicações de autoria do Programa de Pós Graduação, principalmente a publicação conjunta das comemorações do ICI e do PPGCI/UFBA e de Professores do Programa, em análise para estudo no Colegiado.

 

A Internacionalização da Revista PontodeAcesso é uma das metas a serem atingidas, para isso será necessário unir esforços para a disseminação e divulgação conjuntamente PPGCI/ ICI e o SIBI, que uma administra o Portal de Periódicos UFBA que integra a Rede Cariniana de Preservação Digital , administrada pelo IBICT, desde a sua criação em 2014, com a participação direta do STI/UFBA.

Para informe atual o nome do Periódico sob a responsabilidade do PPGCI foi fruto de um concurso para seleção do título da Revista , que teve a participação dos discentes de Graduação e Pós Graduação do ICI, conforme registrado no seu Primeiro número , em 2008.

Uma imagem contendo Texto</p>
<p>Descrição gerada automaticamente

Coordenadora do Programa de Pos Graduação-PPGCI/UFA

Professora Titular e Decana do ICI/UFBA

 

 

Português, Brasil