Moção de Repúdio - Incêndio no Museu Nacional.

O Instituto de Ciência da Informação (ICI) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), representado pelos seguimentos de docentes, discentes e técnico-administrativos, manifesta seu repúdio ao desastre cultural, educacional e histórico ocorrido no Museu Nacional, em 2 de setembro de 2018. O descaso do poder público pela educação e cultura é secular. A prova maior é o momento em que nos encontramos, não somente por este terrível incêndio, em uma das instituições de maior peso à preservação da memória do Brasil, como também com outras tragédias, há muito anunciadas, de desmonte de instituições das áreas da Educação, Ciência, Tecnologia e da Cultura. Assim, lamentamos profundamente pela destruição de (uma parte inestimável), 90% do incomensurável acervo do Museu Nacional, desde ontem perdido, pelos brasileiros e por todo o mundo. Alertamos a população que eventos iguais a esse, poderão acontecer, em arquivos, bibliotecas e museus por todo País, dessa forma, permaneceremos em luto, enquanto não sejam tomadas ações concretas e emergenciais pelos poderes públicos e responsáveis por este episódio confrangedor.

Salvador, 03 de setembro de 2018