Publicação em Rede Websismedicos

Após intensa investigação transcorrida desde 2006 como parte do projeto Os Médicos e a Cultura em Portugal e no Brasil, Bahia, 1808-2012, realizado no âmbito de pós-doutorado na Universidade do Porto (U.Porto), pela Profª Zeny Duarte (UFBA) sob a orientação do Prof. Armando Malheiro da Silva (U.Porto), com apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT/Portugal), é com grande satisfação, que o Grupo de Pesquisa Acervos manuscriptológicos, bibliográficos, iconográficos, etnográficos: organização, preservação e interfaces das tecnologias da informação e comunicação (G-ACERVOS - CNPq)  e inserido no Programa de Pós-Graduação (PPGCI/UFBA), informa a publicação da plataforma digital websismedicos.ufba.br com sua operacionalidade em ambiente colaborativo.

A mencionada plataforma digital possui a finalidade de tornar-se arcabouço informacional acerca da vida, obra, pensamento e acervos documentais de médicos de Portugal e da Bahia (Médico-Cultural), que produziram para além da Medicina. Inicialmente temos como cobertura Portugal e Bahia, ampliando-se, no futuro próximo, aos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Trata-se, portanto, de uma plataforma digital original e única na temática Médico-Cultural, compartilhada nas nuvens, capaz de atingir alargada interação com pesquisadores, universalmente. Apresenta-se como uma plataforma digital colaborativa e disponibilizada ao público pela Web, permitindo, acesso à informação e, tecnicamente, a participação voluntária de usuários e pesquisadores interessados na inserção de informação, recurso este capaz de ampliar e atualizar o banco de dados cobrindo lacunas informacionais que possam existir nos registros sobre a biografia, cronologia e acervos documentais de médicos que se destacaram, não só pela sua ligação à Medicina, mas também à atividade artística, social e cultural, em áreas como a pintura, escultura, literatura, política, religião, entre outras, de Portugal e da Bahia.

O sistema permite a visualização, ampla e irrestritamente, conteúdos parametrizados pelo usuário a serem organizados e coordenados pelos respectivos administradores do websismedicos.ufba.br, com total respeito à Lei de Direitos Autorais, à Lei de Acesso à Informação e à ética da informação.

Esperamos despertar interesse pelo acesso ao mencionado sistema de informação, que essa publicação seja relevante às mais variadas pesquisas

websismedicos.ufba.br em vossas redes, ao público alvo que interessa atingir.