Recomendações aos discentes do PPGCI/UFBA durante o semestre suplementar.

O PPGCI/UFBA entende o momento desafiador que estamos vivenciando e tem trabalhado de forma remota para apoiar a continuidade do processo de desenvolvimento do discente, reunimos abaixo algumas orientações e sugestões sobre o semestre suplementar, implantado na Universidade para “realização de atividades acadêmicas de pesquisa e extensão, de modo não presencial”, regulamentado pelas resoluções 01/2020 do CAE e CONSUNI. A orientações poderão esclarecer algumas eventuais dúvidas durante esse processo.

Seguindo recomendação do CAE e CONSUNI a inscrição em componentes curriculares durante o semestre suplementar é facultativa e este período não será computado para efeitos de integralização curricular na UFBA.

Embora haja a não obrigatoriedade da inscrição em componentes curriculares, recomendamos que os discentes, especialmente os bolsistas , Fapesp, CNPq, Capes tente realizar atividades durante o semestre se matriculando em alguma disciplina ofertada, pois isso comprova a manutenção do vinculo do discente com a Universidade e justifica atividades nesse período para as agências de fomento.

‘’ O componente curricular oferecido durante o semesre supemntar poderá ser aproveitado para efeito de integralização curricular a critério do Colegiado do Curso, mediante solicitação do estudante”., constando no histórico apenas os componentes em que houve aprovação.

As atividades dos componentes curriculares devem respeitar o turno e horário do funcionamento do curso, sendo assim as disciplinas poderão ser ofertadas de acordo com os horários já ministrados no PPGCI.

As defesas de mestrado e doutorado podem continuar acontecendo de modo não presencial.

Somente alunos regulares da Universidade têm direito às atividades realizadas no semestre suplementar, os discentes matriculados como alunos especiais poderão ter a taxa de inscrição devolvida entrando com processo através do e-mail nae@ufba.br ou aguardar para cursar a disciplina durante o retorno do semestre regular.

Fonte: https://ufbaemmovimento.ufba.br/pos-graduacao-e-pesquisa