Infraestrutura

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFBA encontra-se instalado no 2º andar do prédio do Instituto de Ciência da Informação da UFBA, mantendo proximidade com os Cursos de Graduação em Biblioteconomia e Documentação e Arquivologia localizados no 1º. e 2º. andares. No espaço físico ocupado pelo PPGCI/UFBA possui infraestrutura física em condições de facilitar a gestão administrativa do Programa, contando com salas exclusivas para orientação, onde também estão localizadas as instalações que permitem o desenvolvimento das atividades de ensino e pesquisa. Possui também espaço destinado à Secretaria, ao arquivo administrativo e ao setor de reserva do Programa e um gabinete para uso da Coordenação, todos integrados a um ambiente de convivência onde se encontram equipamentos de uso comum, incluindo armário, geladeira, cafeteira, bebedouro elétrico para água mineral, mesas e cadeiras. Há ainda uma sala regularmente utilizada para as reuniões do Colegiado do Programa, para grupos de pesquisa e ao desenvolvimento de trabalho por parte dos discentes, que também contam com um Laboratório de Informática. Todo o espaço ocupado pelo Programa é beneficiado por aparelhos de ar condicionado individuais. 
 
O PPGCI contou no período com o apoio da PROPG, recebendo materiais e ferramentas que auxiliam no desenvolvimento do trabalho. A secretaria administrativa do Programa foi equipada com alguns componentes como cadeiras, mesas, computadores, impressoras. No que tange ao material, o Programa ainda necessita de equipamentos eletrônicos para as salas de aula, como computadores adequados, câmeras para realização de aulas, defesas, cursos que acontecem constantemente. 
 
Salas para Docentes e Orientações:
 
Os professores do PPGCI/UFBA contam com sala de trabalho, onde também são realizadas as atividades de orientações, equipada com mesas individuais, cadeiras para alunos e professores, estantes, computadores e impressora, localizada nas dependências do Instituto, no mesmo andar, e ao lado das salas de aula e da secretaria. Há também espaços destinados aos grupos de pesquisa localizadas no prédio do Instituto.
 
Equipamentos das salas de aula:
 
Atualmente o Programa possui dois projetores multimídia, dois computadores, retroprojetores, telas, quadros e dois notebooks, contemplando as necessidades de cada uma de suas salas de aula. Uma das salas de aula passou a contar com um equipamento para realização de teleconferências e outras atividades a distância, instalado no PPGCI/UFBA pela direção do Instituto de Ciência da Informação. A instalação desse equipamento permite a ampliação de atividades de ensino e pesquisa do Programa, assim como intensificação da interlocução e debates com docentes de outros programas, no país e no exterior. Esse equipamento também tornou ainda mais exequível a participação de docentes externos em bancas examinadoras, em situações de impedimentos inesperados, ou falta recurso financeiro, para uma atuação presencial durante a realização das defesas. Vale registrar que as salas de aula são reservadas somente para atividades do PPGCI/UFBA, mantidas conservadas e em totais condições de conforto ambiental e climático 
 
Laboratórios
 
Com a reorganização dos laboratórios de informática mantidos pelo ICI/UFBA, a infraestrutura de apoio aos discentes e docentes do Programa ganhou mais um espaço, já que esses Laboratórios são utilizados por todos os alunos do ICI. Por outro lado, visando melhorar as condições do Laboratório de Informática de uso exclusivo dos mestrandos e doutorandos, o PPGCI/UFBA recebe apoio do Serviço de Tecnologia da Informação nas revisões dos sistemas e dos equipamentos. Atualmente esse Laboratório atende regularmente a comunidade discente do Programa, ocupando uma sala para uso desses equipamentos destinada aos estudantes. As instalações incluem bancadas de fórmica para os computadores, cadeiras estofadas com rodízios, projetor multimídia, 17 computadores, dois notebooks destinados ao uso dos docentes e discentes em viagens de pesquisa, mediante agendamento prévio, uma impressora multifuncional, um scanner e um Tablet. 
 
Assim, o PPGCI/UFBA vem proporcionando suficiência e qualidade com a significativa ampliação da capacidade instalada do Laboratório de Informática ao atendimento aos discentes e docentes.
Repositório Institucional (RI) / UFBA:
 
Este é outro suporte informacional capaz de transferir informação acerca da produção ampla geral e irrestrita da totalidade de PPGs da UFBA. A partir dessa ferramenta disponibilizada na Internet, páginas https://repositorio.ufba.br/ri/ discentes e docentes podem ter amplo acesso das dissertações defendidas nos PPGs da UFBA, incluindo a recuperação das dissertações, teses e produções acadêmicas do PPGCI/UFBA. 
Recursos de informática:
 
A UFBA durante a quadrienal ampliou as possibilidades de uso de ferramentas remotas, com melhorias significativas do ambiente Moodle/AVA. Contudo em 2020, com o isolamento social e a suspensão de todas as atividades presenciais, o uso das tecnologias tornou-se a única possibilidade de manutenção das atividades essenciais da referida Universidade. Desde o início da pandemia, a UFBA ampliou a infraestrutura tecnológica para propiciar a execução de diferentes atividades remotas (aulas, reuniões, defesas e qualificações de mestrado/doutorado, eventos) pela Moodle/AVA, Rede Nacional de Pesquisa (RNP), Google Meet, Zoom, Classroom, tornando-se um diferencial. Desse modo, o PPGCI desde então, utiliza a RNP para a realização de aulas, palestras, cursos, reuniões, sessões de defesa de trabalho de conclusão, inclusive com a possibilidade de salas em paralelo para deliberação de parecer por parte das bancas examinadoras, entre outras possibilidades. A plataforma se tornou referência, pela segurança e possibilidades tecnológicas para as atividades do Programa. A conexão de 100Gb/s, permite encontros virtuais de até 100 participantes em conferências que podem ser públicas ou privadas, com o compartilhamento de vídeo, texto, imagens, quadro branco e a tela de seus computadores, permitindo o PPGCI integrar-se à Comunidade Acadêmica Federada (CAFe).
 
Biblioteca:
 
Bibliotecas, Arquivos, Museus e demais instituições documentais de apoio aos estudos e pesquisas na comunidade acadêmica do PPGCI/UFBA é atendida por uma rede que agrega um número significativo de bibliotecas, todas pertencentes ao Sistema de Bibliotecas da UFBA. Todas as bibliotecas estão interligadas, permitindo uma inserção rápida e eficaz de qualquer uma delas nos contextos específicos dos diversos cursos e programas de pós-graduação. O acervo de todas as bibliotecas acadêmicas encontra-se disponibilizado pelo Sistema Pergamum e a base de dados unificada pode ser acessada em linha pela Web, facilitando a localização, o empréstimo e a reserva das obras por qualquer membro da comunidade acadêmica da UFBA, independentemente dos seus cursos e programas originários.
 
O Sistema de bibliotecas da UFBA (SIBI) reúne 22 bibliotecas que disponibilizou aos seus usuários em 2017, um acervo contendo 219.236 títulos de livros, com 590.370 exemplares, 5.445 títulos de periódicos, com 208.962 fascículos, 24.011 títulos de teses e dissertações (impresso e eletrônico), com 44.633 exemplares; 3.418 documentos eletrônicos (ebook) de aquisição permanente; 37.578 títulos CD-ROMs, DVDs, folhetos e outros materiais. O SIBI também presta serviços especializados de apoio aos pesquisadores e docentes na realização de levantamento e comutação bibliográfica, bem como executa os treinamentos para o acesso a bases de dados e utilização de mecanismos e recursos de recuperação da informação especializada são ofertados à comunidade. Nesse contexto, juntam-se à Biblioteca do Instituto de Ciência da Informação (ICI) que apoia diretamente o PPGCI/UFBA, com cerca de cinco mil cento e oitenta e um livros concernentes ao campo epistêmico da Ciência da Informação, especialmente aquelas que focalizam a Biblioteconomia, a Documentação, a Arquivologia, a Ciência da Informação e suas diversificadas interseções e desdobramentos, e 1209 periódicos englobando os nacionais e estrangeiros. Outras bibliotecas situadas nos campi próximas ao ICI (Biblioteca da Faculdade de Educação, Biblioteca da Escola de Administração, a Biblioteca da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Biblioteca Central da UFBA) completam o apoio bibliográfico da comunidade do PPGCI. Somam-se a esse material, cerca de 80 livros em seu acervo, de autores reconhecidos na área da Ciência da informação, que estão disponíveis para empréstimo aos alunos, além dos acervos pessoais dos docentes e as coleções dos grupos de pesquisa, que também subsidiam as pesquisas dos estudantes vinculados ao Programa, incluindo-se periódicos assinados pelos docentes e pertencentes às suas respectivas coleções. 
 
A biblioteca do ICI, coordenada pelo SIBI/UFBA, desenvolve outras atividades de apoio ao PPGCI: tratamento e inserção da produção técnica e científica dos docentes do Programa na base bibliográfica da UFBA; serviço de referência, que orienta e apoia a localização e recuperação de fontes de informação; elaboração de ficha catalográficas para as produções do PPGCI; valida os arquivos de teses e dissertações, resultantes do auto-arquivamento realizado pelos discentes; intercâmbio entre bibliotecas, entre outros. 
O PPGCI/UFBA conta ainda com os principais recursos bibliográficos disponíveis no Portal de Periódicos da CAPES, BRAPCI, Google Scholar e a Scientific Eletronic Library On-line (Scielo), dentre outras possibilidades. O Portal de Periódicos da CAPES oferece acesso ao texto completo de mais de doze mil publicações periódicas internacionais e nacionais e às mais renomadas bases de dados referenciais e publicações de resumos, cobrindo todas as áreas do conhecimento. Inclui também uma seleção de importantes fontes de informação científica e tecnológica de acesso gratuito na Web. Através do Portal CAPES estão disponíveis os textos integrais de artigos publicados numa média de 324 títulos da área da Ciência da Informação. No âmbito da Ciência da Informação, as publicações periódicas e bases referenciais estão disponíveis em meio eletrônico, com acesso gratuito aos recursos bibliográficos.
 
Outras fontes eletrônicas de acesso à informação estão disponíveis na internet para uso dos professores e estudantes do Programa e visando a utilização de todos esses recursos, além da Biblioteca do ICI, a Biblioteca Central da UFBA e o Núcleo de Apoio à Pesquisa da Escola de Administração oferecem treinamentos e apoio aos pesquisadores discentes e docentes. Esse trabalho possibilita verificar se as consultas dessas fontes atendem adequadamente as necessidades dos pesquisadores nas especificidades temáticas de cada trabalho desenvolvido. 
A Biblioteca do ICI se responsabiliza pelo tratamento e inserção da produção técnica e científica dos docentes do Programa na base bibliográfica da UFBA, divulgando e disponibilizando essa produção à comunidade. Entre as atividades prestadas pela Biblioteca do ICI aos membros do PPGCI/UFBA estão incluídos o serviço de referência. Este serviço orienta e apoia a localização e recuperação de fontes de informação, indica a existência de novas publicações de interesse dos usuários, e localiza e recupera teses e dissertações disponíveis nas bibliotecas digitais de teses e dissertações incluindo a BDTD da própria UFBA. Ainda contribuindo para a recuperação e obtenção de material, quando não se encontra disponível para acesso livre, através de procedimentos de intercâmbio entre bibliotecas. Destaca-se que, além do RI/UFBA, a Biblioteca do ICI é responsável pela inserção e recuperação das dissertações defendidas no PPGCI/UFBA na BDTD da Universidade.
 
O acervo da Biblioteca do ICI reúne cerca de 5.181 livros concernentes ao campo epistêmico da Ciência da Informação. Entre essas obras encontram-se estudos que focalizam a Biblioteconomia, a Documentação, a Arquivologia, a Ciência da Informação e suas diversificadas interseções e desdobramentos. Quanto aos periódicos, a coleção engloba, entre periódicos nacionais e estrangeiros, um total de 1209 periódicos. Somam-se a esse material, os acervos pessoais dos docentes e as coleções dos grupos de pesquisa, que também subsidiam as pesquisas dos estudantes vinculados ao Programa, incluindo-se periódicos assinados pelos docentes e pertencentes às suas respectivas coleções.
 
A UFBA, desde 2013, disponibiliza acesso a base vLex contendo toda a informação multidisciplinar numa mesma plataforma. O serviço mais completo de investigação com acesso à informação multidisciplinar de mais de 130 países. Temos acordos com mais de 1000 editoras e universidades de todo o mundo e publicamos na íntegra mais de 7.000 livros, periódicos e enciclopédias. Essa base contém 11.200.000 documentos, 419.119 usuários, até o dia 29 de agosto de 2014, mais de 550 documentos diários são atualizados e 112 países indexados.
 

 

Português, Brasil