Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - Mestrado e Doutorado

 

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) / Ufba tem como área de concentração Informação e Conhecimento na Sociedade Contemporânea, dela decorrendo duas linhas de pesquisa:

1 - Políticas, tecnologias e usos da informação;
2 - Produção, circulação e mediação da informação.

O Programa foi criado para atender a demanda da sociedade local, regional e nacional, visando a excelência na formação de professores e pesquisadores na área, nos níveis de mestrado e doutorado, portanto, oferencendo cursos strictu sensu.

A proposta pedagógica encontra-se aliada à necessidade de formação de pesquisadores de alto nível com a compreensão da contemporaneidade, marcada por intensas transformações de variada natureza, ativadas por um avanço científico, tecnológico e de inovação, dinâmico e impositivo. E, ainda destaca-se na emergência e franquia do acesso à informação como uma das mais necessárias medidas ao desenvolvimento de ações, objetivando a inserção social, a inclusão e aos valores da cidadania, relacionados com a ciência da informação. 

Os ingressos e egressos do PPGCI / Ufba, iniciam estudos e, após titulação, voltam-se ao entendimento acerca de pesquisas que abordam a identidade e memória cultural, incluindo o exame de metodologias e estratégias de preservação documental. Envolvem-se ainda em estudos de tendências e de indicadores de produção e comunicação científica. Ampliam o espectro do conhecimento de estudos e pesquisas de redes sociais e humanas na produção, intercâmbio e uso de informação. Envolvem-se também na análise de competências informacionais e de programas de letramento e inclusão digital, comportamentos e hábitos informacionais.

Esses são desafios de uma pós-graduação que vem sendo consolidada por um corpo docente e discente com reconhecimento da amplitude dos estudo da informação e conhecimento neste Século, vislumbrando ferramentas empíricas e arcabouço teórico e epistemológico na condução de um campo de conhecimento científico.

O perfil acadêmico dos docentes e discentes do PPGCI / Ufba, pelas razões apresentadas, é interdisciplinar, capaz de gerar pesquisas sobre temas vinculados à informação e ao conhecimento, processos, produtos, tecnologias, inovação, gestão, usos, condicionamentos, teorias e a estreita relação com identidade, memória, preservação e cultura. Integrado exclusivamente por docentes com doutorado no Brasil e no exterior, o Programa oferece anualmente seleção para mestrado e doutorado em ciência da informação.