Integração com a Graduação

Benefícios recíprocos da integração com cursos de graduação. Resultados obtidos.

A integração do PPGCI / UFBA aos Cursos de Graduação em Biblioteconomia e Arquivologia do Instituto de Ciência da Informação da UFBA vem se fortalecendo a cada ano. A seguir, itens que relatam experiências do PPGCI / UFBA, como indicadores de integração com a graduação:

1 - Mantendo a periodicidade da realização do Seminário de Pesquisa do PPGCI / UFBA: Integrando Graduação e Pós-Graduação, com apresentação das pesquisas em andamento de mestrandos do Programa e concluídas por recém-egressos, por graduandos dos cursos de Biblioteconomia e Documentação e de Arquivologia, por docentes do PPGCI / UFBA, reúne grupos de pesquisa e também docentes da graduação do ICI, integrantes de projetos de pesquisa liderados por docentes de pós-graduação. O IV Seminário foi realizado nos dias 20 e 21 de novembro de 2014. Em 2016, O PPGCI/UFBA realizou o V Seminário, notando-se a ampliação do número de trabalhos apresentados e verificou-se uma maior participação de discentes do doutorado, com apresentação de suas pesquisas, demonstrando um cenário profícuo ao incentivo transmitido aos discentes do mestrado e da graduação.  Discentes da graduação tiveram a chance de apresentar pesquisas de monografias e de iniciação científica sob a orientação de docentes mestres e doutores do ICI e do PPGCI / UFBA. No mencionado evento, foram realizadas as seguintes atividades: sessão de abertura proferida pelas professoras Zeny Duarte e Ana Paula Villalobos (coordenadora do PPGCI/UFBA e coordenadora do V Seminário); debate acadêmico, com apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos mestrandos e doutorandos e por grupos de pesquisa registrados no PPGCI/UFBA e credenciados pelo CNPq. Até o IV Seminário, como produto final, a EDUFBA, lançou os anais, com ISSN 9788560667932 e em CD-ROM, contendo os textos das comunicações apresentadas. O V Seminário, inovou e lançará o primeiro livro-coletânea, com ISBN, também pela EDUFBA. A publicação será distribuída aos participantes do evento e disponibilizada em livrarias, em outros eventos e a instituições da área, como forma de disseminar as pesquisas realizadas no âmbito da graduação e da pós-graduação em CI na Bahia. O V Seminário teve a finalidade de ampliar a presença da comunidade do ICI e concretizar, com o sucesso de sempre, a integração da Graduação com a Pós-Graduação do ICI e PPGCI/UFBA. É um evento que tem sido considerado por outros PPGs e CI como exemplo positivo de ação voltada à integração da Pós-Graduação com a Graduação, divulgando as pesquisas realizadas por discentes e docentes da graduação e da pós-graduação com publicação dos textos integrais, no formato anterior de anais, com registro do ISSN e, em 2017, em livro-coletânea, com ISBN.

2 – Mantêm-se uma evolução constante da participação de graduandos do ICI nos diversos grupos de pesquisa dos docentes do PPGCI / UFBA. Na condição de bolsistas ou voluntários integrados a esses grupos somam 30 estudantes contemplados pelo CNPq, FAPESB, UFBA Ações Afirmativas e Programa Permanecer, 20 voluntários e dois bolsistas de apoio técnico de nível superior (CNPq AT-NS), com vigência nos anos de 2013, 2014, 2015 e 2016.

A seguir, os nove grupos de pesquisa, cadastrados no CNPq e vinculados aos dois departamentos do ICI (Departamento de Documentação e Informação & Departamentos de Fundamentos e Processos Informacionais: - "Saberes e fazeres em gestão da informação e do conhecimento”; “Ciência da Informação: cognição, mediação e construção do conhecimento”; Mediação e comunicação da informação”; Políticas de informação, cultura e comunicações”; G-Acervos manuscriptológicos, bibliográficos, iconográficos, etnográficos, organização, preservação e interfaces das tecnologias da informação e comunicação”; Difusão do conhecimento e apropriação de saberes: acesso e uso da informaçãona sociedade”; Grupo interinstitucional de processos semiótico e de design”; Grupo de estudos sobre cultura, representação da informação digitais”.

Os líderes desses grupos são docentes do PPGCI/UFBA e incluem em seus projetos discentes da graduação e da pós-graduação, como forma de interação entre os dois níveis de conhecimento, promovendo diálogos e suas participações em reuniões de pesquisa, na organização de  eventos, em publicações, integrando pesquisadores, docentes, pós-graduandos e graduandos de formações e de instituições distintas. Durante os anos de 2013 até 2016, os projetos de pesquisa de iniciação científica de autoria de docentes do PPGCI/UFBA têm aumentado, significativamente e, consequentemente também, o número de bolsas concedidas pela FAPESB, CNPq / PIBIC, UFBA – Ações Afirmativas.  Os discentes bosistas de iniciação científica da graduação de Arquivologia, Biblioteconomia, Museologia, Ciência da Computação e Bacharelados Interdisciplinares, realizam planos de trabalhos com sucessos, apresentam e publicam comunicações em eventos da CI realizados na vigência de suas bolsas e apresentam relatórios parciais e finais, com êxitos.   

3 - É visível o aumento de egressos dos Cursos de Graduação do ICI entre os selecionados ao mestrado e ao doutorado deste Programa, em especial aqueles que passaram pela experiência da iniciação científica. Esse aspecto reforça a importância da inserção de graduandos em programas de iniciação científica e suas presenças em grupos de pesquisa, coordenados por docentes doutores e líderes de grupos de pesquisa, tornando-os mais qualificados e capazes de serem aprovados em seleções de pós-graduação.

4 – Em 2016, cresceu também a seleção de egressos dos cursos de graduação do ICI para participação em disciplinas do Mestrado na condição de alunos especiais. Após instalação do doutorado, tem ocorrido seleção de egressos do ICI e do Mestrado do PPGCI / UFBA em disciplinas do Doutorado ofertadas a alunos especiais.

5 - O corpo docente do Programa segue orientando as monografias de conclusão dos Cursos de Graduação do ICI, procurando abordar diferentes temáticas em coerência com a inserção na área da CI. E os docentes do PPGCI / UFBA têm sido, frequentemente, convidados a participar de bancas de defesa de monografias de final dos cursos de graduação do ICI / UFBA, essa interação aponta para a relação dos temas dos trabalhos defendidos pelos graduandos com as produções dos docentes doutores e suas linhas de pesquisa. Além disso, os doutorandos que também são docentes deste Programa, têm, costumeiramente, participado tanto de orientação quanto de banca examinadora de monografias dos cursos de graduação do ICI / UFBA e de outras IES do Brasil.  

A seguir, listagens de defesas de monografias de cursos de graduação em Arquivologia e Biblioteconomia, como participação de docentes e discentes do PPGCI/UFBA - 2016:

2016.1 - Defesas de monografias (Arquivologia)

Graduanda: Mabel Meira Mota – título da monografia: O arquivo pessoal de Thales de Azevedo: identificação arquivística e os rituais do cotidiano. Orientador: Francisco José Aragão Pedroza Cunha (docente do PPGCI/UFBA). Examinadores: Arivaldo Sacramento de Souza; Gillian Leandro de Queiroga Lima.

Graduanda: Sandra Santana Beltoso - título da monografia: “Iconografia e Fotografia: uma relação entre acervos na Arquivologia”. Orientador:Rubens Ribeiro Gonçalves da Silva (docente do PPGCI/UFBA). Examinadores: Albano Souza Oliveira; Maira Salles de Souza.
Graduando: José Emanuel Fonseca da Silva Passos – título da monografia: Arquivo Histórico Municipal de Salvador: A Aplicação das Políticas Públicas Arquivisticas para o Acesso a Informação. Orientadora: Maira Salles de Souza. Examinadores:
Sergio Franklin Ribeiro da Silva (doutorando do PPGCI/UFBA); Gillian Leandro de Queiroga Lima.

Graduando: Jilson Bispo dos Santos - título da monografia: Arquivos Escolares: um estudo da gestão documental do Colégio Salesiano de Salvador. Orientadora: Maira Salles de Souza. Examinadores: Sérgio Franklin Ribeiro da Silva (doutorando do PPGCI/UFBA); Derek Warwick da Silva Tavares.

Graduanda: Anelita Silva de Santana – título da monografia: Um olhar preto & branco sobre o acervo fotográfico de Pierre Fatumbi Verger: reconstruindo a memória de Salvador através de suas lentes. Orientadora: Maria Isabel de Jesus Sousa Barreira (docente do PPGCI/UFBA). Examinadores: Sérgio Franklin Ribeiro da Silva (doutorando do PPGCI/UFBA); Jaires Oliveira Santos (doutoranda do PPGCI/UFBA).

Graduando: Marcos Venício Tourinho Araújo - título da monografia: Panorama da Gestão e Preservação dos Acervos Musicais da Cidade de Salvador. Orientadora: Ana Claudia Medeiros de Sousa. Examinadores: Hildenise Ferreira Novo (docente do PPGCI/UFBA); Sérgio Franklin Ribeiro da Silva (doutorando do PPGCI/UFBA).

Graduanda: Leia Leão Batista – título da monografia: ARQUIVO ESCOLAR: um acervo esquecido. Orientador: Gillian Leandro de Queiroga Lima. Examinadores: Jussara Borges de Lima (docente do PPGCI/UFBA); Rodrigo França Meirelles.

Graduanda: Jorge Luiz dos Reis – título da monografia: Centro Cultural Plataforma: identidade de uma comunidade – arquivos vivos – ontem e hoje. Orientadora: Hildenise Ferreira Novo (docente do PPGCI/UFBA). Examinadoras: Alzira Queiroz Gondim Tude de Sá (doutoranda do PPGCI/UFBA); Ivana Aparecida Borges Lins (doutoranda do PPGCI/UFBA).

Graduanda: Mariana dos Reis Trindade de Jesus – título da monografia: As dificuldades cotidianas do Arquivo da Defensoria Pública da União em Salvador. Orientador: Rubens Ribeiro Gonçalves da Silva (docente do PPGCI/UFBA). Examinadores: Gillian Leandro de Queiroga Lima; Rodrigo Fortes de Ávila.

Graduanda: Grasiele Conceição dos Santos – título da monografia: Gestão documental com ênfase em arquivo intermediário: um estudo de caso no IRDEB. Orientador: Sergio Franklin Ribeiro da Silva (doutorando do PPGCI/UFBA). Examinadores: Alzira Queiroz Gondim Tude de Sá (doutoranda do PPGCI/UFBA); Rodrigo Fortes de Ávila.

Graduanda: Dionísio Paulo Ferreira de Cerqueira – título da monografia: Aplicabilidade da Gestão Documental. Orientadora: Maria Dulce Paradella Matos de Oliveira. Examinadores: Sérgio Franklin Ribeiro da Silva (doutorando do PPGCI/UFBA); Aurora Leonor Freixo.

Graduanda: Daienne Gonzaga Conceição – título da monografia: Preservação e recuperação da informação da fotografia: Retrato do arquivo privado de Godofredo Filho. Orientadora: Zeny Duarte. Examinadoras: Alzira Queiroz Gondim Tude de Sá (doutoranda do PPGCI/UFBA); Joseane Oliveira da Cruz (mestranda do PPGCI/UFBA).

Graduanda: Rosana Silva Conceição – título da monografia: Fotografia como documento e fonte de memória: Um espaço de formação – A Escola Baiana de fotografia. Orientadora: Alzira Queiroz Gondim Tude de Sá (doutoranda do PPGCI/UFBA). Examinadores: Albano Souza Oliveira; Maira Salles de Souza.

Graduanda: Lívia Maria Lopes do Carmo – título da monografia: Descrição Arquivística e o Acesso a Informação: uma interação entre o Centro de Memória da Bahia e os usuários. Orientadora: Maira Salles de Souza. Examinadores: José Carlos Sales dos Santos (docente do PPGCI/UFBA);Ana Claudia Medeiros de Sousa

Graduanda: Joyce do Couto Conceição – título da monografia: Gestão documental no arquivo corrente do setor de recursos humanos da Transalvador. Orientador: Sérgio Franklin Ribeiro da Silva (doutorando do PPGCI/UFBA). Examinadores: Maira Salles de Souza; Raymundo das Neves Machado (docente do PPGCI/UFBA).

2016.1 – Defesas de monografias (Biblioteconomia e Documentação)

Graduando: Adriano dos Santos Martins - titulo da monografia: O atendimento ao discente recém ingresso na UFBA dispensado pela Biblioteca Universitária Ritor Macedo Costa: Serviço de Referência na contemporaneidade. Orientadora: Ivana Lins (doutoranda do PPGCI/UFBA).

Graduando: Bonifácio Chaves de Almeida – titulo da monografia: Desenvolvimento de acervo na perspectiva de responsáveis por Unidade de Informação. Orientador:   Raymundo das neves Machado (docente do PPGCI/UFBA). Examinadores: Marlene Morbeck; Ana Claudia.
Graduanda: Thaís Raquel dos Reis – titulo da monografia: Conceitos e critérios para qualificação de raridade bibliográfica: análise em Bibliotecas Universitárias Públicas. Orientadora: Lidia Maria Batista Brandão Toutain (docente do PPGCI/UFBA). Examinadores: Alice Ribeiro; Ivana Lins (doutoranda do PPGCI/UFBA).
Graduanda: Análicia Conceição – titulo da monografia: A produção cientifica sobre a temática Aedes Aegypti disseminadas nos artigos científicos dos periódicos nacionais de saúde disponíveis na base Scielo. Orientadora: Kátia Rodrigues. Examinadores: Raymundo das Neves Machado; Maria Isabel de Jesus Sousa Barreira (docentes do PPGCI/UFBA)
Graduanda: Liliane Silva – titulo da monografia: Atividades de mediação da informação no Setor Braile da Biblioteca Pública do Estado da Bahia. Orientadora: Raquel do Rosário. Examinadores: Livia Freitas; Henriette Ferreira Gomes (docente do PPGCI/UFBA).
Graduanda: Shirley – titulo da monografia: Biblioteca penitenciária: facilitando ressocialização de prisioneiros. Orientador: Rubens Ribeiro Gonçalves da Silva (docente do PPGI/UBA). Examinadores: Marlene Morbeck; Nidia Maria Lienert Lubisco (docente do PPGCI/UFBA).
Graduanda: Ingrid de Jesus – titulo da monografia: A biblioteca Móvel e o Incentivo a leitura. Orientadora: Raquel do Rosário Examinadores: Ana Claudia Sousa; Henriette Ferreira Gomes (docente do PPGCI/UFBA).
Graduanda: Raquel Fernandes – titulo da monografia: A Biblioteca Pública como Dispositivo de Informação: analise das dimensões da mediação da Informação na Biblioteca Anísio Teixeira. Orientadora: Raquel Rosário. Examinadores; Aida Varela Varela; Henriette Ferreira Gomes (docentes do PPGCI/UFBA).
Graduanda: Fili Cerqueira  – titulo da monografia: A Percepção  dos discentes em relação a inserção das Tecnologias em Sala de Aula para Entendimento da Biblioteconomia. Orientador: José Carlos Salles dos Santos (docente do PPGCI/UFBA. Examinadores: Ana Paula Villalobos; Nidia Maria Lienert Lubisco (docentes do PPGCI/UFBA.
Graduanda: Sinara Alves de Abreu - titulo da monografia: Curriculo e formação do curso de Biblioteconomia. Orientador: José Carlos Salles dos Santos (docente do PPGCI/UFBA. Examinadores: Maria Isabel Barreira (docente do PPGCI/UFBA); Sérgio Franklin (doutorando do PPGCI/UFBA).

6 - Em 2016 os mestrandos do PPGCI / UFBA e os estudantes de graduação do ICI, com os docentes orientadores, participaram do Semente - Seminário Integrado Ensino Pesquisa e Extensão, com apresentação de trabalhos, realizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Criação e Inovação (PROPCI) / UFBA. Ver site: http://www.seminarioestudantil.UFBA.br/. Foram publicados os resumos de todos os trabalhos apresentados.

7 – Em 2016 foi realizado o Congresso 70 Anos da UFBA, promovendo processo dialógico, integrador e gerador de parcerias e aprendizados importantes, com participação de toda a comunidade da UFBA e apresentações de trabalhos resultados de estudos e pesquisas realizados por discentes, docentes e pesquisadores, tanto da UFBA quando de outras instituições, do Brasil. Foram publicados os resumos de todos os trabalhos apresentados. Ver site: http://www.congresso.UFBA.br/.

7 - Em 2016, a Profa. Dra. Henriette Ferreira Gomes foi mantida pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da UFBA na função de Líder do Subcomitê 7 da área das Ciências Sociais Aplicadas do PIBIC, ampliando as contribuições do PPGCI / UFBA para o desenvolvimento da iniciação científica.

8 - No decorrer do ano de 2016, os docentes do Programa ministraram disciplinas relacionadas às suas especialidades temáticas nos Cursos de Graduação do ICI ou de cursos com afinidades temáticas à CI em outras unidades de ensino da UFBA. A média girou em torno de duas disciplinas por docente, com carga horária aproximada de 68 horas.

9 - Com a implantação do Curso de Doutorado verifica-se outra contribuição do PPGCI / UFBA para o processo de integração entre os níveis da graduação e pós-graduação, muitos deles são docentes de cursos de graduação em Arquivologia, Biblioteconomia e Documentação e de outras áreas das Universidades Federais de Sergipe, Paraíba, Ceará, Bahia e Brasília, bem como de outros cursos no Instituto Federal da Bahia, Universidad Pedagógica da Colômbia – Colômbia e na Universidad Del Valle – México.

10 - Nesse mesmo caminho, há aumento da procura de alunos que já possuem graduação concluída e se encontra cursando Arquivologia ou Biblioteconomia na seleção do mestrado e do doutorado do Programa. Desde 2013 alunos com esse perfil vêm sendo selecionados no mestrado e no doutorado. A exemplo, citamos o ingresso de um bacharel em Economia, em 2013, no curso de Arquivologia. Este mesmo aluno concluiu o doutorado no PPGCI/UFBA, em 2015. Em 2014, ingressaram no mestrado e no doutorado do PPGCI/UFBA um bacharel em Psicologia e um bacharel em Direito, respectivamente, ambos também cursam Arquivologia no ICI/UFBA, como segunda graduação.

11 - Outro dado de imensa relevância diz respeito a aprovação de egressos do mestrado do Programa nos concursos públicos realizados em 2015 e 2016, para o magistério do ensino superior dos dois departamentos do ICI / UFBA, atualmente professores dos dois cursos de graduação do Instituto. Nesse caso, citamos atuais professores do ICI, egressos mestres em CI - Bruna Bomfim Lesa dos Santos, Carolina de Sousa Santana Magalhães (atual doutoranda do PPGCI/UFBA), Maira Sales de Souza, Gillian Queiroga de Lima, Raquel do Rosário Santos, Rodrigo França Meirelles; Egresso doutor: José Carlos Sales dos Santos.

12 - O PPGCI/UFBA realizou duas defesas de tese de doutorado de docentes da graduação do ICI / UFBA, pelo programa do Doutorado Especial direcionado aos docentes do quadro permanente da UFBA admitidos antes do ano 1990, conforme Resolução nº 03/2011 do Conselho Acadêmico de Ensino / UFBA. Essa oportunidade lançada a docente selecionada, com anos de dedicação a graduação, valorizou a experiência alcançada durante algumas décadas de dedicação ao ensino da graduação, o conhecimento adquirido enquanto docente da graduação, possibilitando as docentes a transferência desse legado acadêmico registrado em suas teses de doutorado aos discentes da graduação do ICI/UFBA.

13 - Os discentes do PPGCI / UFBA que realizam Tirocínio Docente, grande parte deles, o fazem nos Cursos de Graduação do ICI / UFBA, sob a orientação dos docentes dos dois departamentos dessa Instituição, orientadores ou não, em uma rica diversidade de disciplinas ofertadas nesses cursos, o que tem assegurado um processo de integração promissor entre graduação e pós-graduação.

14 – Nascem e proliferam-se realizações do PPGCI/UFBA com outros cursos de graduação, para além da CI, Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia. São muito bem-vindas atividades que integram o PPGC/UFBA a cursos de graduação de outras áreas, na UFBA ou fora dela. Nesse sentido, destaca-se a parceria do Programa com a Faculdade de Direito da UFBA, a partir de orientação de monografia de aluno da mencionada Faculdade, sobre tema bastante promissor e de alcance interdisciplinar entre as áreas da CI e do Direito. Registra-se, portanto, a defesa da monografia de conclusão do bacharelado em Direito, “Informação, verdade e democracia: uma análise sobre o estatuto jurídico da informação na Constituição Federal de 1988”, com orientação conjunta das professoras Ana Paula Rocha Bomfim (docente de Direito) e Zeny Duarte (docente de CI), defendida e aprovada com louvor pelo estudante de Direito Avelino Pereira dos Santos Neto (também servidor da UFBA, ocupante do cargo de secretário do PPGCI/UFBA). Dessa parceria, outros trabalhos foram realizados com apresentação de palestras em eventos nacionais e internacionais, e publicados em livros de resumos e anais. Citamos, então, os trabalhos apresentados no Brasil, Chile e em Portugal, em coautoria do servidor e bacharel em Direito Avelino Neto com Zeny Duarte e Ana Paula Bomfim. Pode-se certificar-se dessas informações nos curricula dos citados pesquisadores, na Plataforma Lattes.