Integração com a Graduação

A integração do PPGCI/UFBA aos Cursos de Graduação em Biblioteconomia e Arquivologia do Instituto de Ciência da Informação da UFBA vem se fortalecendo a cada ano. A seguir, itens que relatam experiências do PPGCI/UFBA, como indicadores de integração com a graduação:
 
1. Mantendo a periodicidade da realização do Seminário de Pesquisa do PPGCI/UFBA: Integrando Graduação e Pós-Graduação, com apresentação das pesquisas em andamento de mestrandos do Programa e concluídas por recém-egressos, por graduandos dos cursos de Biblioteconomia e Documentação e de Arquivologia, por docentes do PPGCI/UFBA, reúne grupos de pesquisa e também docentes da graduação do ICI, integrantes de projetos de pesquisa liderados por docentes de pós-graduação. Os seminários realizados no quadriênio possibilitaram a ampliação do número de trabalhos apresentados e verificou-se uma maior participação de discentes do doutorado, com apresentação de suas pesquisas, demonstrando um cenário profícuo ao incentivo transmitido aos discentes do mestrado e da graduação. Discentes da graduação tiveram a chance de apresentar pesquisas de monografias e de iniciação científica sob a orientação de docentes mestres e doutores do ICI e do PPGCI/UFBA. Nos eventos foram realizadas atividades com a participação de professores e pesquisadores do PPGCI/UFBA, com apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos mestrandos e doutorandos e por grupos de pesquisa registrados no PPGCI/UFBA e credenciados pelo CNPq. Os seminários têm a finalidade de ampliar a presença da comunidade do ICI e concretizar, com o sucesso de sempre, a integração da Graduação com a Pós-Graduação do ICI e PPGCI/UFBA. É um evento que tem sido considerado por outros PPGs e CI como exemplo positivo de ação voltada à integração da Pós-Graduação com a Graduação, divulgando as pesquisas realizadas por discentes e docentes da graduação e da pós-graduação com publicação dos textos integrais, no formato anterior de anais, com registro do ISSN e em livro-coletânea, com ISBN.
 
2. Mantêm-se uma evolução constante da participação de graduandos do ICI nos diversos grupos de pesquisa dos docentes do PPGCI/UFBA. Na condição de bolsistas ou voluntários integrados a esses grupos somam estudantes contemplados pelo CNPq, FAPESB, UFBA Ações Afirmativas e Programa Permanecer, voluntários e bolsistas de apoio técnico de nível superior (CNPq AT-NS).
 
A seguir, os nove grupos de pesquisa, cadastrados no CNPq e vinculados aos dois departamentos do ICI (Departamento de Documentação e Informação & Departamentos de Fundamentos e Processos Informacionais: - "Saberes e fazeres em gestão da informação e do conhecimento”; “Ciência da Informação: cognição, mediação e construção do conhecimento”; Mediação e comunicação da informação”; Políticas de informação, cultura e comunicações”; G-Acervos manuscriptológicos, bibliográficos, iconográficos, etnográficos, organização, preservação e interfaces das tecnologias da informação e comunicação”; Difusão do conhecimento e apropriação de saberes: acesso e uso da informação na sociedade”; Grupo interinstitucional de processos semiótico e de design”; Grupo de estudos sobre cultura, representação da informação digitais”.
 
Os líderes desses grupos são docentes do PPGCI/UFBA e incluem em seus projetos discentes da graduação e da pós-graduação, como forma de interação entre os dois níveis de conhecimento, promovendo diálogos e suas participações em reuniões de pesquisa, na organização de eventos, em publicações, integrando pesquisadores, docentes, pós-graduandos e graduandos de formações e de instituições distintas. Os projetos de pesquisa de iniciação científica de autoria de docentes do PPGCI/UFBA têm aumentado, significativamente e, consequentemente também, o número de bolsas concedidas pela FAPESB, CNPq/PIBIC, UFBA – Ações Afirmativas. Os discentes bolsistas de iniciação científica da graduação de Arquivologia, Biblioteconomia, Museologia, Ciência da Computação e Bacharelados Interdisciplinares, realizam planos de trabalhos com sucessos, apresentam e publicam comunicações em eventos da CI realizados na vigência de suas bolsas e apresentam relatórios parciais e finais, com êxitos.   
 
3 - É visível o aumento de egressos dos Cursos de Graduação do ICI entre os selecionados ao mestrado e ao doutorado deste Programa, em especial aqueles que passaram pela experiência da iniciação científica. Esse aspecto reforça a importância da inserção de graduandos em programas de iniciação científica e suas presenças em grupos de pesquisa, coordenados por docentes doutores e líderes de grupos de pesquisa, tornando-os mais qualificados e capazes de serem aprovados em seleções de pós-graduação.
 
4 – Tem crescido, também, a seleção de egressos dos cursos de graduação do ICI para participação em disciplinas do Mestrado na condição de alunos especiais. Após instalação do doutorado, tem ocorrido seleção de egressos do ICI e do Mestrado do PPGCI/UFBA em disciplinas do Doutorado ofertadas a alunos especiais.
 
5 - O corpo docente do Programa segue orientando as monografias de conclusão dos Cursos de Graduação do ICI, procurando abordar diferentes temáticas em coerência com a inserção na área da CI. E os docentes do PPGCI/UFBA têm sido, frequentemente, convidados a participar de bancas de defesa de monografias de final dos cursos de graduação do ICI/UFBA, essa interação aponta para a relação dos temas dos trabalhos defendidos pelos graduandos com as produções dos docentes doutores e suas linhas de pesquisa. Além disso, os doutorandos que também são docentes deste Programa, têm, costumeiramente, participado tanto de orientação quanto de banca examinadora de monografias dos cursos de graduação do ICI/UFBA e de outras IES do Brasil.  
 
6 - Os mestrandos do PPGCI/UFBA e os estudantes de graduação do ICI, com os docentes orientadores, têm participado do Semente - Seminário Integrado Ensino Pesquisa e Extensão, com apresentação de trabalhos, realizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Criação e Inovação (PROPCI) da UFBA. O “Congresso da UFBA” tem promovido processo dialógico, integrador e gerador de parcerias e aprendizados importantes, com participação de toda a comunidade da UFBA e apresentações de trabalhos resultados de estudos e pesquisas realizados por discentes, docentes e pesquisadores de diversas instituições. Os resumos dos trabalhos são publicados em hotsite criado pela UFBA, exclusivo para cada edição. Vide, por exemplo: http://www.congresso2021.ufba.br/.
 
7 - Os docentes do Programa ministram disciplinas relacionadas às suas especialidades temáticas nos Cursos de Graduação do ICI ou de cursos com afinidades temáticas à CI em outras unidades de ensino da UFBA. A média gira em torno de duas disciplinas por docente, com carga horária aproximada de 68 horas.
 
8 - Com a implantação do Curso de Doutorado verifica-se outra contribuição do PPGCI/UFBA para o processo de integração entre os níveis da graduação e pós-graduação, muitos deles são docentes de cursos de graduação em Arquivologia, Biblioteconomia e Documentação e de outras áreas das Universidades Federais de Sergipe, Paraíba, Ceará, Bahia e Brasília, bem como de outros cursos no Instituto Federal da Bahia, Universidad Pedagógica da Colômbia – Colômbia e na Universidad Del Valle – México.
 
9 - Nesse mesmo caminho, há aumento da procura de alunos que já possuem graduação concluída e se encontra cursando Arquivologia ou Biblioteconomia na seleção do mestrado e do doutorado do Programa. Alunos, com esse perfil, vêm sendo selecionados no mestrado e no doutorado.
 
10 - Outro dado de relevância diz respeito a aprovação de egressos do mestrado do Programa nos concursos públicos, para o magistério do ensino superior dos departamentos do ICI/UFBA, professores dos dois cursos de graduação do Instituto, egressos do mestrado e doutorado do PPGCI.
 
11 - Os discentes do PPGCI/UFBA que realizam Tirocínio Docente, grande parte deles, o fazem nos Cursos de Graduação do ICI/UFBA, sob a orientação dos docentes dos dois departamentos dessa Instituição, orientadores ou não, em uma rica diversidade de disciplinas ofertadas nesses cursos, o que tem assegurado um processo de integração promissor entre graduação e pós-graduação.
 
12 – Nascem e proliferam-se realizações do PPGCI/UFBA com outros cursos de graduação, para além da CI, Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia. São muito bem-vindas atividades que integram o PPGC/UFBA a cursos de graduação de outras áreas, na UFBA ou fora dela. Nesse sentido, destaca-se a parceria do Programa com a Faculdade de Direito da UFBA, a partir de orientação de monografia de aluno da mencionada Faculdade, sobre tema bastante promissor e de alcance interdisciplinar entre as áreas da CI e do Direito. Dessa parceria, outros trabalhos foram realizados com apresentação de palestras em eventos nacionais e internacionais, e publicados em livros de resumos e anais. Muitos trabalhos foram apresentados no Brasil, Chile e em Portugal por professoras do PPGCI. Pode-se certificar-se dessas informações nos curricula dos citados pesquisadores, na Plataforma Lattes.
 
Em síntese, a integração da Pós com os cursos de graduação do ICI (Biblioteconomia e Arquivologia) é um aspecto a ser destacado no quadriênio, que reverbera de forma positiva, em razão dos processos interlocutórios que se consolidaram durante esse período: 
a) estágio docente, atividade obrigatória para todos os discentes de mestrado e doutorado do PPGCI que não tenham experiência comprovada na docência, totalizou 50 participações nas disciplinas ofertadas pelo ICI nos cursos de Arquivologia e Biblioteconomia (2017= 19; 2018=10; 2019=6, 2020=15), nas disciplinas ofertadas pelas graduações de Arquivologia e Biblioteconomia; 
b) iniciação cientifica (IC) - a participação de 55 alunos de graduação nos projetos de iniciação cientifica (PIBIC, PERMANECER E SANKOFA) realizados pelo corpo docente permanente; 
c) a realização periódica dos SEMINÁRIO INTEGRAR- Integração Graduação Pós-Graduação, já na 6ª edição, onde são compartilhados conhecimentos produzidos pelos cursos de graduação e de Pós-graduação do ICI, os trabalhos são publicados; 1º Encontro de grupos de pesquisa do PPGCI/UFBA (ENGRUPSI- www.engrupici.ufba.br); 
d) orientação de TCC realizada pelos docentes do PPGCI, distribuídos entre os docentes do corpo permanente e do corpo de colaboradores totalizam 56 Trabalho de Conclusão de Cursos. Esses números indicam a relação de proximidade com os cursos de Graduação do ICI/UFBA, que vem se consolidando por um longo período.
 

 

Português, Brasil