Infra-Estrutura

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFBA encontra-se instalado no 2º andar do prédio do Instituto de Ciência da Informação da UFBA, mantendo proximidade com os Cursos de Graduação em Biblioteconomia e Documentação e Arquivologia localizados no 1º. e 2º. andares. No espaço físico ocupado pelo PPGCI / UFBA possui infraestrutura física em condições de facilitar a gestão administrativa do Programa, contando com salas exclusivas para orientação, onde também estão localizadas as instalações que permitem o desenvolvimento das atividades de ensino e pesquisa. Possui também espaço destinado à Secretaria, ao arquivo administrativo e ao setor de reserva do Programa e um gabinete para uso da Coordenação, todos integrados a um ambiente de convivência onde se encontram equipamentos de uso comum, incluindo armário, geladeira, cafeteira, bebedouro elétrico para água mineral, mesas e cadeiras. Há ainda uma sala regularmente utilizada para as reuniões do Colegiado do Programa, para grupos de pesquisa e ao desenvolvimento de trabalho por parte dos discentes, que também contam com um Laboratório de Informática. Todo o espaço ocupado pelo Programa é beneficiado por aparelhos de ar condicionado individuais. Em 2010 teve início a construção do novo prédio do Instituto de Ciência da Informação, cuja obra se encontra em processo avançado, e no qual será destinado um espaço físico mais amplo ao PPGCI / UFBA, onde estão previstas 03 salas de aulas, salas de estudo em grupo e individuais, ampliação da área física do laboratório científico, como também de salas para os grupos de pesquisa, salas individuais para docentes, salas para orientação, sala de reunião, auditório e laboratórios. (Construção homologada no Processo UFBA 23.066.036037/09-09).

Salas para Docentes e Orientações
A
ssim como os demais professores lotados no Instituto de Ciência da Informação da UFBA, cada docente do PPGCI / UFBA possui sala de trabalho localizada nas dependências do Instituto, no mesmo andar e ao lado da secretaria e salas de aula da Pós-Graduação. Em geral, dois professores compartilham um mesmo espaço, onde há mesas individuais, cadeiras para alunos e professores, estantes, computadores e impressora. Conta-se também com salas reservadas exclusivamente às orientações. Os grupos de pesquisa possuem espaços próprios localizados no prédio do Instituto e também utilizam a sala de reuniões disponibilizada pelo Programa e, eventualmente, a sala de reuniões do ICI.

Equipamentos das salas de aula
Atualmente o Programa possui 2 (dois) projetores multimídia, 2 (dois) computadores, retroprojetores, telas, quadros e 2 notebooks, contemplando as necessidades de cada uma de suas salas de aula. Uma das salas de aula passou a contar com um equipamento para realização de teleconferências e outras atividades a distância, instalado no PPGCI / UFBA pela direção do Instituto de Ciência da Informação. A instalação desse equipamento permite a ampliação de atividades de ensino e pesquisa do Programa, assim como intensificação da interlocução e debates com docentes de outros programas, no país e no exterior. Esse equipamento também tornou ainda mais exequível a participação de docentes externos em bancas examinadoras, em situações de impedimentos inesperados, ou falta recurso financeiro, para uma atuação presencial durante a realização das defesas. Vale registrar que as salas de aula são reservadas somente para atividades do PPGCI / UFBA, mantidas conservadas e em totais condições de conforto ambiental e climáticoLaboratórios

Com a reorganização dos laboratórios de informática mantidos pelo ICI / UFBA, a infraestrutura de apoio aos discentes e docentes do Programa ganhou mais um espaço, já que esses Laboratórios são utilizados por todos os alunos do ICI. Por outro lado, visando melhorar as condições do Laboratório de Informática de uso exclusivo dos mestrandos e doutorandos, o PPGCI / UFBA recebe apoio do CPD nas revisões dos sistemas e dos equipamentos. Atualmente esse Laboratório atende regularmente a comunidade discente do Programa, ocupando uma sala para uso desses equipamentos destinada aos estudantes. As instalações incluem bancadas de fórmica para os computadores, cadeiras estofadas com rodízios, projetor multimídia, 17 (dezessete) computadores, 2 (dois) notebooks destinados ao uso dos docentes e discentes em viagens de pesquisa, mediante agendamento prévio e uma impressora multifuncional HP. Ressalta-se que todos os computadores possuem gravadores de CD e DVD, sendo que 8 (oito) foram adquiridos com verba obtida através do Edital Pró-Equipamentos Institucional nº 11/2009 da CAPES. Em 2011 mais um ar condicionado foi adquirido pelo Instituto de Ciência da Informação e instalado no Laboratório do PPGCI / UFBA. A seguir estão detalhadas as especificações desses novos equipamentos adquiridos para o Laboratório de Informática: microcomputadores Intel Dual-Core 2.2GHz, 2GB de memória RAM, gravador de DVD/RW e monitor LCD 17’, HD 160GB; notebook Intel Pentium Core 2 Duo, 2.4 Ghz, 2 GB, gravador de DVD/RW - HD 160GB, TELA 14,1’.

Assim, o PPGCI / UFBA vem proporcionando suficiência e qualidade com a significativa ampliação da capacidade instalada do Laboratório de Informática ao atendimento aos discentes. O PPGCI / UFBA aguarda a liberação de equipamentos aprovados por projeto submetido ao Edital Pró-Equipamentos Institucional 2011 da CAPES, quando foi contemplado com mais 40 computadores, 01 projetor multimídia e um scanner. Por conta do Edital Pró-Equipamentos Institucional 2012 da CAPES, o PPGCI / UFBA recebeu os seguintes equipamentos: CPU UDP Intel P Dual Core E5800/2gb/Hd250gb/Dvd-Rw/Windows 7 Professional / Dt02-Bv1 C/Teclado; Monitor cristal líquido, 17, brilho 250CD/M, imagem 1280x1024 Hz; Impressora Multifuncional Monocromático Marca Sansung Modelo SCX-4833FCD. Em 2013, o PPGCI / Ufba recebeu da PROPG / UFBA um scanner EPSON GT-S80. de última geração, um Tablet Samsung Galaxy Note 10.1, 05 caixas sonoras Genius e 02 aparelhos de telefone.

A UFBA, desde 2011, com a promulgação da Lei nº 12.527 de 18 de novembro de 2011, que Regula o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do art. 5o, no inciso II do § 3o do art. 37 e no § 2o do art. 216 da Constituição Federal; altera a Lei no 8.112, de 11 de dezembro de 1990; revoga a Lei no 11.111, de 5 de maio de 2005, e dispositivos da Lei no 8.159, de 8 de janeiro de 1991; e dar outras providências, instituiu o Grupo de Trabalho Sistema de Informação e Comunicação (SIC) / UFBA, responsável pela franquia de acesso à informação ao cidadão. Ressalta-se que o SIC / UFBA é coordenado pela Profª. Drª. Lidia Maria Brandão Toutain, docente do corpo permanente do PPGCI / UFBA, responsável pela gestão do Sistema, tratamento e disponibilização da informação, um sistema reconhecido como mais uma das ferramentas de apoio aos estudos e pesquisas dos discentes e docentes do PPGCI / UFBA;

Como recursos informacionais capazes de atender as demandas dos pesquisadores do PPGCI / UFBA, situam-se a Comissão Permanente de Arquivo da UFBA e o Arquivo da Ditadura da UFBA, ambos sistemas coordenados pela Profª. Drª. Lidia Maria Brandão Toutain, docente do corpo permanente do PPGCI / UFBA.

Repositório Institucional (RI) / UFBA
Este é outro suporte informacional capaz de transferir informação acerca da produção ampla geral e irrestrita da totalidade de PPGs da UFBA. A partir dessa ferramenta disponibilizada na Internet, páginas < https://repositorio.ufba.br/ri/ > discentes e docentes podem ter amplo acesso das dissertações defendidas nos PPGs da UFBA, incluindo a recuperação das dissertações do PPGCI / UFBA. Maiores detalhes sobre o RI / UFBA estão apontados no item desta proposta Visibilidade e Inserção Social do PPGCI / UFBA.

Recursos de informática:

Em 2012, por conta do Edital Pró-Equipamentos Institucional da CAPES, o PPGCI / UFBA recebeu os seguintes equipamentos: CPU UDP Intel P Dual Core E5800/2gb/Hd250gb/Dvd-Rw/Windows 7 Professional / Dt02-Bv1 C/Teclado; Monitor cristal líquido, 17, brilho 250CD/M, imagem 1280x1024 Hz; Impressora Multifuncional Monocromático Marca Sansung Modelo SCX-4833FCD. Em 2013, o PPGCI / Ufba recebeu da PROPG / UFBA um scanner EPSON GT-S80. de última geração, um Tablet Samsung Galaxy Note 10.1, 05 caixas sonoras Genius e 02 aparelhos de telefone. A partir de 2013, o PPGCI / UFBA passou a contar com um moderno equipamento de videoconferência alocado na sala / auditório do ICI / UFBA, para as realizações das atividades que necessitem de transmissão digital.
 

Biblioteca:

Bibliotecas, Arquivos, Museus e demais instituições documentais de apoio aos estudos e pesquisas  na comunidade acadêmica do PPGCI / UFBA é atendida por uma rede que agrega um número significativo de bibliotecas, todas pertencentes ao Sistema de Bibliotecas (SIBI) / UFBA. Atualmente está em curso na UFBA o processo de integração física das bibliotecas pelas grandes áreas do conhecimento. Parte do acervo bibliográfico da UFBA ainda permanece separado conforme áreas disciplinares. Porém, todas as bibliotecas estão interligadas, permitindo uma inserção rápida e eficaz de qualquer uma delas nos contextos específicos dos diversos cursos e programas de pós-graduação. O acervo de todas as bibliotecas acadêmicas encontra-se disponibilizado pelo Sistema Pergamum e a base de dados unificada pode ser acessada em linha pela Web, facilitando a localização, o empréstimo e a reserva das obras por qualquer membro da comunidade acadêmica da UFBA, independentemente dos seus cursos e programas originários.

A Biblioteca do Instituto de Ciência da Informação (ICI)  se responsabiliza pelo tratamento e inserção da produção técnica e científica dos docentes do Programa na base bibliográfica da UFBA, divulgando e disponibilizando essa produção à comunidade. Entre as atividades prestadas pela Biblioteca do ICI aos membros do PPGCI / UFBA estão incluídos o serviço de referência. Este serviço orienta e apoia a localização e recuperação de fontes de informação, indica a existência de novas publicações de interesse dos usuários, e localiza e recupera teses e dissertações disponíveis nas bibliotecas digitais de teses e dissertações incluindo a BDTD da própria UFBA. Ainda contribuindo para a recuperação e obtenção de material, quando não se encontra disponível para acesso livre, através de procedimentos de intercâmbio entre bibliotecas. Destaca-se que, além do RI / UFBA, a Biblioteca do ICI é responsável pela inserção e recuperação das dissertações defendidas no PPGCI / UFBA na BDTD da Universidade.

O acervo da Biblioteca do ICI reúne hoje cerca de 5.181 livros concernentes ao campo epistêmico da Ciência da Informação. Entre essas obras encontram-se estudos que focalizam a Biblioteconomia, a Documentação, a Arquivologia, a Ciência da Informação e suas diversificadas interseções e desdobramentos. Quanto aos periódicos, a coleção engloba, entre periódicos nacionais e estrangeiros, um total de 1209 periódicos. Somam-se a esse material, os acervos pessoais dos docentes e as coleções dos grupos de pesquisa, que também subsidiam as pesquisas dos estudantes vinculados ao Programa, incluindo-se periódicos assinados pelos docentes e pertencentes às suas respectivas coleções.

Biblioteca: síntese do número de livros / periódicos disponíveis:
Ciência da Informação: 5.181 livros e 1.209 periódicos
Áreas temáticas de interface com a Ciência da Informação (Comunicação, Linguística, Ciências Cognitivas, Administração etc.): 182.852 livros e 2.184 periódicos.

Ressalta-se que o SIBI / UFBA disponibiliza aos usuários um total de 888.687 livros/exemplares, 24.668 periódicos/títulos e 441.700 materiais especiais, acervo distribuído entre suas 22 bibliotecas e disponibilizado a 61.939 leitores inscritos.

A UFBA, desde 2013, disponibiliza acesso a base vLex contendo toda a informação multi-disciplinar numa mesma plataforma. O serviço mais completo de investigação com acesso à informação multi-disciplinar de mais de 130 países. Temos acordos com mais de 1000 editoras e universidades de todo o mundo e publicamos na íntegra mais de 7.000 livros, periódicos e enciclopédias. Essa base contém 11.200.000 documentos, 419.119 usuários, até o dia 29 de agosto de 2014, mais de 550 documentos diários são atualizados e 112 países indexados.
 
Além disso, o PPGCI / UFBA conta ainda com os principais recursos bibliográficos disponíveis no Portal de Periódicos da CAPES e a Scielo (Scientific Eletronic Library On-line). O Portal de Periódicos da CAPES oferece acesso ao texto completo de mais de doze mil publicações periódicas internacionais e nacionais e às mais renomadas bases de dados referenciais e publicações de resumos, cobrindo todas as áreas do conhecimento. Inclui também uma seleção de importantes fontes de informação científica e tecnológica de acesso gratuito na Web. Através do Portal CAPES estão disponíveis os textos integrais de artigos publicados numa média de 324 títulos da área da Ciência da Informação. A Scielo é uma base eletrônica que disponibiliza coleções de periódicos científicos em diversas áreas do conhecimento, incluindo o texto completo dos artigos. O acesso através da Scielo pode ser feito a mais de 649 títulos (15 países) e, portanto, a mais de 200.000 artigos, por meio de índices e de formulários de busca.