Dúvidas Frequentes

 

 O ingressos nos cursos de mestrado e doutorado nõ garantem bolsa aos discentes. As bolsas são distribuidas de acordo com com a classificação dos candidatos no processo seletivo do Programa, todos os requisitos necessários para aquisição  são analisados por uma comissão de docentes do prórpio PPGCI, levando sempre em consideração as normas estabelecidas no edital de cada agência    ( Capes, Fapesb e Cnpq) 

 

Reiteramos que a cada semestre é necessário aguardar a diviulgação do saldo de bolsas pela Capes,Fapesb e Cnpq, para que a comissão de bolsas do Programa possa verificar a distribuição.

As inscrições para a seleção de alunos estrangeiros são recebidas de forma contínua, obedecendo aos requisitos do edital publicado no site do PPGCI, ou através dos editais publicados pela UFBA (PAEC, PEC-PG.)

O aluno se matricula na atividade e em acordo com o orientador escolhe a disciplina que irá atuar na Graduação 
 
No início do semestre o aluno deverá fazer requerimento ao Colegiado solicitando autorização para realizar o Tirocínio.
 
Após o término do semestre, o aluno deverá fazer relatório de todas as atividades realizadas durante o Tirocínio, constando a assinatura do professor orientador e do professor na disciplina do Tirocínio.

Como solicitar a dispensa de Tirocínio Docente

O aluno deverá preencher o requerimento do aluno na página, marcando a solicitação dispensa do tirocínio docente, o orientador irá emitir o parecer a o processo passará em reunião de colegiado para homologação. O discente deve preencher alguns requisitos constantes na resolução 01/2010
 

O mestrando ou o doutorando disporão de até 60 (sessenta) dias para efetivar as alterações que a banca indicar. O discente deverá entregar ao Programa 2 (duas cópias) impressas encadernadas de acordo com a cor estabelecida e 3 cópias em formato digital da versão final do trabalho, juntamente com o requerimento para emissão do diploma. O exemplar será homologado em reunião e o processo solicitação de diploma será aberto e enviado para a Secretaria Geral dos Cursos. Após a homologação da dissertação/tese, o discente deverá proceder o auto arquivamento no repositório institucional.

O Curso de Mestrado em Ciência da Informação tem a duração mínima de 12 meses e máxima de 24 meses, prorrogáveis por mais seis meses, incluídas, nos respectivos prazos, a entrega e a defesa da Dissertação. Para a defesa o aluno deverá entregar na secretaria até 30 antes da data agendada, o requerimento de solicitação de defesa juntamente com a entrega de 5 (cinco) exemplares (um para cada examinador, incluindo o orientador, e um cada um dos dois suplentes),em se tratando de mestrado.O Curso de Doutorado em Ciência da Informação tem a duração mínima de 24 meses e máxima de 48 meses, prorrogáveis por mais seis meses, incluídas, nos respectivos prazos, a entrega e a defesa da Tese. Para a defesa o aluno deverá entregar na secretaria até 30 antes da data agendada, 7 (sete) exemplares, no caso de doutorado (um para cada examinador, incluindo o orientador, e um cada um dos dois suplentes)

Para conclusão do Mestrado ou do Doutorado, o estudante deverá integralizar 20 (vinte) créditos para o Mestrado e 24 (vinte e quatro) para o Doutorado, de acordo com a oferta do Colegiado e as disposições deste Regimento;
 

Sim, para tanto, deve ser feito requerimento para o Colegiado solicitando dispensa de disciplinas cursadas no Mestrado para o Doutorado e seguir as regras constantes no regimento.

O Exame de Qualificação deverá acontecer até 06 (seis) meses antes da defesa da Dissertação e até 01 (um) ano antes da defesa da Tese. 

A solicitação de aproveitamento de estudos deverá ser feita através de requerimento e entregue na Secretaria do PPGCI para ser apreciada na reunião do Colegiado

O aluno regular é aquele que se inscreve no processo seletivo, e logra aprovação dentro do número de vagas ofertado para o semestre. O aluno especial se inscreve na ocasião de publicação do edital para aluno especial com direito a cursar até duas disciplinas apenas. 

O edital é publicado no site do PPGCI, na aba “Processo Seletivo”, e também é publicado no mural do Instituto de Ciência da Informação e no face do Programa. 

A seleção do PPGCI é anual.