Área de Concentração

Informação e Conhecimento na Sociedade Contemporânea

Ementa: Estudos teóricos e aplicados sobre o fenômeno informacional enquanto elemento propulsor do desenvolvimento socioeconômico e cultural da nação. Situada no domínio epistêmico dos estudos sociais da informação, do documento e das tecnologias intelectuais, esta área de concentração enseja duas linhas de pesquisa. Na primeira procura-se compreender “políticas e tecnologias da informação”. Na segunda busca-se analisar “produção, circulação e mediação da informação”.

Linha de pesquisa 1: Políticas e Tecnologias da Informação

Ementa: Estudos teóricos e aplicados sobre a infraestrutura e políticas de acesso e controle da informação, do documento e das tecnologias intelectuais. Contempla a identificação e o monitoramento de necessidades, assim como a avaliação de padrões de funcionamento e gestão de redes e sistemas de informação. Abrange pesquisas sobre identidade e memória cultural, incluindo o exame de metodologias e estratégias de preservação documental. Envolve ainda o estudo das tendências e dos indicadores de produção e comunicação científica.

Veja as disciplinas dessa linha de pesquisa!

Linha de pesquisa 2: Produção, circulação e mediação da informação

Ementa: Estudos teóricos e aplicados sobre produção, disseminação, transferência, mediação e apreensão da informação em vários contextos. Contempla os ciclos, processos, fluxos, hábitos e comportamentos informacionais em diferentes meios e ambientes, incluindo leitura e escrita, com enfoque na circulação da informação, recepção e produção de sentidos. Abrange estudos e pesquisas das redes sociais e humanas na produção, intercâmbio e uso de informação. Envolve também a análise de competências informacionais e de programas de letramento e inclusão digital, comportamentos e hábitos informacionais.

Veja as disciplinas dessa linha de pesquisa!